Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrarSite
Parceiros
Pet's Rolesilva
Parceiros
Guassa
Parceiros
Artesanato do futuro
Facebook cBRaves
Facebook cBRaves Pergunta... 277006_201220413269772_1771962_n

 

 Pergunta...

Ir para baixo 
+5
zo barbosa
rolesilva
Raquel
Leyson Robert
FVargas
9 participantes
AutorMensagem
FVargas
Começando a Voar
Começando a Voar
FVargas


Mensagens : 176
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 36
Localização : RJ

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeQua 27 Abr 2011, 6:48 am

Olhando a criação de periquitos pelo lado econômico...
Alguém poderia me dizer mais ou menos já que os preços variam de região para região quanto custa um casal de periquitos por ano para o criador ( incluindo alimentos, medicações, etc.) e quantos filhotes em média um casal em condições normais tem por ano?
Quero saber se a criação é economicamente viável aguardo a ajuda de vocês!
Um abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Leyson Robert
Fazendo Ninho
Fazendo Ninho
Leyson Robert


Mensagens : 607
Data de inscrição : 13/03/2011
Idade : 43
Localização : Brasília - DF

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeQua 27 Abr 2011, 8:47 am

FVargas escreveu:
Olhando a criação de periquitos pelo lado econômico...
Alguém poderia me dizer mais ou menos já que os preços variam de região para região quanto custa um casal de periquitos por ano para o criador ( incluindo alimentos, medicações, etc.) e quantos filhotes em média um casal em condições normais tem por ano?
Quero saber se a criação é economicamente viável aguardo a ajuda de vocês!
Um abraço!

Olá Vargas, considerando então aqui a minha região e minha cidade que é um custo e padrão de vida alto vou lhe passar os meus valores:

Um casal de Quitos aqui custa R$ 50,00
O Kg da Ração é R$ 5,00
Medicamentos diversos entre R$ 9,00 a R$ 30,00
Se o casal for realmente bom deve tirar ai em trono de umas 20 estourando 50 filhotes anualmente, considerando o tempo de repouso

É isso, espero que tenha ajudado pelo menos com as informações daqui de onde moro Wink

Abraços!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Raquel
Fazendo Ninho
Fazendo Ninho
Raquel


Mensagens : 391
Data de inscrição : 15/04/2011

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeQua 27 Abr 2011, 12:32 pm

Oi FVargas aqui o casal de periquitos custa R$ 24,00 o Kg da ração é 3,50 os medicamentos variam de R$ 3,50 a R$ 15,00.
E coloco eles para reproduzir pouco tempo por ano porque o verão é em torno de 40ºC a 43ºC nos meses de novembro a fevereiro. E no inverno é muito frio para as crias porque tem vezes que a temperatura fica negativa, mas nos meses bons nasce uns 6 a 7 filhotes por casal em 3 ninhadas já são entre 18 e 21 filhotes.
Ir para o topo Ir para baixo
FVargas
Começando a Voar
Começando a Voar
FVargas


Mensagens : 176
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 36
Localização : RJ

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeQua 27 Abr 2011, 12:37 pm

Ajudou sim valeu...
Só mais uma pergunta 1kg de ração da para 1 casal por quanto tempo? Dura 1 mês???
Nessa conta de 20 filhotes ano revendendo aqui na minha região para pet shops que da uns 10,00 reais cada daria um faturamento de 200 reais por casal anualmente sem descontar os gastos...
Aqui o kilo do Alpiste custa 4,00 reais supondo que eu gaste em média 6 reais por mes com alimentação mais uns 2,00 com medicamentos para cada casal teriamos um custo anual de
r$ 96,00 reais.
Logo, 200,00 - 96,00 = 104,00 anual (lucro)

A conta tá meio por alto mas me parece que não é um mal negócio não, pelomenos prejuizo não dá. E também tem o prazer de criar estas belas aves (o que não tem preço).
Ir para o topo Ir para baixo
FVargas
Começando a Voar
Começando a Voar
FVargas


Mensagens : 176
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 36
Localização : RJ

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeQua 27 Abr 2011, 12:40 pm

Raquel, aqui como faz calor o ano todo da pra criar de janeiro a dezembro respeitando o repouso para não prejudicar as aves.

Uma pergunta 4 crias por ano cansa muito as aves?
Ir para o topo Ir para baixo
Raquel
Fazendo Ninho
Fazendo Ninho
Raquel


Mensagens : 391
Data de inscrição : 15/04/2011

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeQua 27 Abr 2011, 12:46 pm

Eu compro um pacote de ração de 10Kg sai R$ 34,90
Tipo 4 casais sem filhotes acho que gastam uns 3 Kg por mês de ração.
Não tentei ainda 4 crias por ano, o máx que usei foi 3 de um casal que são ótimos pais, pois tenho uns que são péssimos tanto a mãe quanto o pai e ai tenho que alimentar as crias ou passar para outros casais. Mas atualmente a criação aqui meio desativada tenho um pouco mais de 20 aves e 2 casais reproduzindo em gaiolas individuais porque não tenho muito tempo para me dedicar a eles e por isso agora é hobby.
Ir para o topo Ir para baixo
rolesilva
Botando Ovos
Botando Ovos
rolesilva


Mensagens : 1024
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 44
Localização : Esteio - RS

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeQua 27 Abr 2011, 4:36 pm

Olá! Aqui na minha região o preço do periquito é 15 nas lojas e o preço de venda para as lojas é 8. Na capital chegam a 22 os inos. Por isso me especializei neles hehehe!
Ainda não consegui lucro com periquitos, devido aos gastos com ração de boa qualidade e medicações, milho verde e farinhadas.
Já tirei 4 ninhadas seguidas com um casal. Do jeito que eu manejo, não achei que o casal sentiu muito e depois do descanço começaram a reproduzir normalmente.
Contando da data do acasalamento, na melhor das hipotezes, levam 10 dias para a femea começar a postura. Contando que ela bote 6 ovos - dia sim, dia não- são mais 12 dias de postura. Mais dezoito dias chocando. Mais 40 dias para que o último seja separado do pai. Isso leva 62 dias, estou certo? Então são 6 filhotes prontos para venda, arredondando, em dois meses. Contando que comece a criação em 01 de agosto teremos o fim da primeira ninhada em 30 de setrembro. Se esta ninhada for de 6 filhotes serão 6 x 8= 48 reais. Tirando 2 meses de ração que deve dar uns 4 kg = 20 reais. Já fica 28 menos o milho verde que custa 1,50 a espiga e em dois meses se usa umas 15 x 1,50= 22,50 ficam 5,5. Mais medicamentos, verduras.... se foi o lucro.

Por favor, não quero desanimar nem criticar ninguém. Mas para dar lucro, só criação em grandes colônias, fazendo manejo de filhotes entre os casais e apertando a alimentação para o limite mínimo razoável de qualidade. Eu sei porque eu já fiz. Resultado. Desisti de correr atráz de lucro com o periquito australiano.

Espero aprender com vocês tal façanha!!!

Rodrigo
Ir para o topo Ir para baixo
http://rolesilvas.blogspot.com/
zo barbosa
Começando a Voar
Começando a Voar
zo barbosa


Mensagens : 159
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 57
Localização : Itaipuaçú - Maricá - RJ

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeQui 28 Abr 2011, 12:06 am

Olá pessoal!
Concordo em boa parte com o Rodrigo! Mas é preciso, no caso de quem quer produção, investir nas alimentações no atacado. Por exemplo: Uma saca de espigas de milho contendo 50 unidades, sai por R$ 20,00 a R$ 25,00. A saca de 50 kilos de alpiste em torno de R$ 100,00 a R$ 120,00. Por aí já deu para fazer uma baita economia. A caixa de verdura sai direto do produtor, dependendo da época, por R$ 10,00 a R$ 20,00. No meu caso, o preço aqui no RJ aumentou muito devido as chuvas do início do ano que devastaram a principal região produtora de verduras.
Aqui já se vende o australiano a R$ 9,00 ou R$ 10,00 para as lojas.
Outra coisa muito importante e que acho que é base de tudo, é ter um rodízio bem cincronizado de fêmeas para que não se perca o ritmo da produção. Para que se tenha 100 filhotes/mês, é necessário que se tenha no mínimo de 20 a 25 fêmeas em produção e ter outras 20 a 25 fêmeas em descanso além dos machos. Portanto, esse plantel de reserva, é um gasto a parte que não se pode deixar de ter. Eu estou colocando de uma forma que não venha a maltratar os casais reprodutores. Pois, senão, poderemos diminuir a vida útil dos kitos e consequentemente perder todo o sentido da boa criação dos animais.
Lembrando que não estou levando em conta que um filhote não se apronta em definitivo em 30 dias e que tem a carência da postura e do choco. Então se aumento o número de fêmeas e ainda é necessário controlar datas de postura das mesmas para que não se fique sem kitos por um determinado período do mês.
Ir para o topo Ir para baixo
FVargas
Começando a Voar
Começando a Voar
FVargas


Mensagens : 176
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 36
Localização : RJ

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeQui 28 Abr 2011, 6:00 am

hum...
Aqui os preços estão um pouco diferentes...
Por ser uma região produtora consigo uma espiga a 0,25 centavos...
quanto as verduras eu planto no quintal de casa...
o maior problema seria as sementes mesmo, o alpiste aki está a R$ 4,00 o Kg as outras sementes também estão nesta faixa de preço.
Um casal de periquitos aqui sai por 30.00 e os filhotes sao comprado por 9,00 a 10,00 depende do petshop...
Se pelomenos a criaçao nao der prejuizo pra mim já está bom...
Ir para o topo Ir para baixo
mercadante
Saindo do Ninho
Saindo do Ninho
mercadante


Mensagens : 85
Data de inscrição : 23/11/2010

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSex 29 Abr 2011, 10:47 am

Ok Srs. aqui vou eu.

Eu crio em grandes quantidades como vcs. já sabem.

Pois bem, eu compro ração no atacado e geralmente eu uso Painço e não Alpiste.Pago 80,00 no saco de 50 kg, isto fica em torno de 1,60 o kg. , o que é bem em conta,
As verduras eu pago 1,00 no pacote de Couve e coloco pão seco, comprado a miseros centavos o saco com 100 paes, além disso coloco também Pepino e Milho.

Aqui o Filhote eu vendo a 8/9 reais.

Tiro a cada 2 meses , cerca de 160 filhotes, visto que estou com apenas 60 casais

O saco de paiço dura por volta de 45 dias, o que é o tempo necessário para eles sairem do ninho.

Fazendo as contas então :

160 filhotes = 1.280,00

2 sacos de painço 160,00

outras despesas ( verduras pães, e remedios ) 150,00

O ideal que quero chegar, é ter 250 casais chocando ininteruptamente, ou seja o ano todo, aqui sei que vcs, vão achar um absurdo fazer isto com eles, mas estou pensando como produtor e não como simples criador, e desta forma não posso parar de produzir.

Quando eles atingirem 4/5 anos, passo pra frente, para não ficar com eles sem ter produção.


Obs. Não dá pára ter lucro com poucos casais, mais se vc investir mesmo, e levar a coisa a sério, poderá no final de 2/3 anos começar a ter um bom lucro sim


Obs. Se mesmo assim não dessem lucro, eu criaria do mesmo jeito, pois tenho um prazer enorme em cria-los.

É isso, qualquér duvida , estou a dispopsição.
Ir para o topo Ir para baixo
FVargas
Começando a Voar
Começando a Voar
FVargas


Mensagens : 176
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 36
Localização : RJ

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSex 29 Abr 2011, 12:10 pm

Acho que com uma coisa todos nós concordamos... criamos por paixão e não pelo dinheiro.
Ir para o topo Ir para baixo
rolesilva
Botando Ovos
Botando Ovos
rolesilva


Mensagens : 1024
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 44
Localização : Esteio - RS

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSex 29 Abr 2011, 12:23 pm

Painço e pão seco!!! Tenha dó!! Cada vez mais acho que estou correto....

Rodrigo
Ir para o topo Ir para baixo
http://rolesilvas.blogspot.com/
Hendrix
Chocando os ovos
Chocando os ovos
Hendrix


Mensagens : 1888
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 50
Localização : Porto Alegre - RS

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSex 29 Abr 2011, 5:19 pm

Tb acho Rodrigo se é pra criar tem que ser com tudo de bom para os passaros!!!

Até...
Ir para o topo Ir para baixo
http://criadourohendrix.blogspot.com/
mercadante
Saindo do Ninho
Saindo do Ninho
mercadante


Mensagens : 85
Data de inscrição : 23/11/2010

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSex 29 Abr 2011, 8:11 pm

Boa noite a todos


Última edição por mercadante em Sáb 30 Abr 2011, 5:14 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Hendrix
Chocando os ovos
Chocando os ovos
Hendrix


Mensagens : 1888
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 50
Localização : Porto Alegre - RS

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSex 29 Abr 2011, 8:24 pm

Vc começou sua criação com 200 periquitos??

até...
Ir para o topo Ir para baixo
http://criadourohendrix.blogspot.com/
mercadante
Saindo do Ninho
Saindo do Ninho
mercadante


Mensagens : 85
Data de inscrição : 23/11/2010

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSex 29 Abr 2011, 8:26 pm

Hendrix escreveu:
Vc começou sua criação com 200 periquitos??

até...

Não sei se está se referindo a mim, se estiver, te digo que comecei com um casal em janeiro de 2010.
Ir para o topo Ir para baixo
Hendrix
Chocando os ovos
Chocando os ovos
Hendrix


Mensagens : 1888
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 50
Localização : Porto Alegre - RS

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSex 29 Abr 2011, 8:32 pm

estava me referindo a vc sim!!! è assim que a maioria começa!!!!


Até...
Ir para o topo Ir para baixo
http://criadourohendrix.blogspot.com/
nariella
Ensinando os Filhotes a Voar
Ensinando os Filhotes a Voar
nariella


Mensagens : 5615
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 42
Localização : alegrete rs

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSáb 30 Abr 2011, 11:18 am

Painço: Cereal utilizado principalmente como forticante para os cabelos ou as unhas, graças ao seu teor em minerais, oligoelementos e vitaminas
As Sementes: Alpiste: Como já sabemos o alpiste é a principal semente usada na dieta do canário. É rica em hidrato de carbono, proteínas, vitaminas B1 e E, etc. Os hidratos de carbono produzem calorias, mantendo a saúde da ave, facilitando o digestão.

Aveia: Também é uma semente rica em hidrato de carbono exercendo ação benéfica sobre o aparelho digestivo, semelhante ao grão de trigo e arroz com casca.

Colza: Uma semente rica em proteínas, ótima para o desenvolvimento da glândula tireóide, músculos, penas, vísceras, tendões, possui ainda hidrato de carbono, vitaminas, uma semente oleosa e gordurosa, semente de cor escura, em forma de esfera.

Níger: Como a colza esta também é uma semente escura e comprida, é recomendada mais na época de criação mas podendo ser fornecida o ano todo, também possui bastante óleo, sendo um bom fortificante das matérias corantes dos canários.

Linhaça: Também é bastante oleosa, rica em proteínas, é recomendada ser fornecida as aves na época de muda de pena, pois acentua o brilho das penas.

Nabão: É utilizado também nos canários de canto, uma semente macia, é bem oleosa, rica em gordura e hidrato de carbono.

e apesar desta dieta nao ser a para periquito gstaria so de resaltar que estas sementes cada uma individualmente tem sua carga nutritiva a retirada de alguma delas mais sedo ou mais tarde vai cusar a falta(deficiencia) no organismo do animal. deixando tmb bem claro que nao estou aqui para julgar o metodo de criaçao de ninguem mas falo pela aves que elas devem sentir a necessidade de comer outras sementes tmb assim como medicos ja comprovaram que quando sentimos aquele desejo de comer aquela coisa e pq nosso corpo esta precisando daquele nutriente EX: banana = potassio, feijao = ferro etc...
Ir para o topo Ir para baixo
Dreip
Botando Ovos
Botando Ovos
Dreip


Mensagens : 1129
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 36
Localização : SP

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSáb 30 Abr 2011, 11:20 am

Pelo meu conhecimento, é sempre bom dar uma pesquisada porque excesso de Vitaminas fazem mal também, e sempre bom colocar as %'s certinhas.
Ir para o topo Ir para baixo
nariella
Ensinando os Filhotes a Voar
Ensinando os Filhotes a Voar
nariella


Mensagens : 5615
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 42
Localização : alegrete rs

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSáb 30 Abr 2011, 11:28 am

sim claro que tem as porcentagens mas aqui somente me referi a necessidade do uso de todas elas para o beneficio das aves ate pq a alimentaçao de canario nao e a mesma que a de periquito ate hoje nao consegui ver nem uma vez um comendo a colza hehhe, e tmb pq cada criador tem sua mistura lembrando ainda que existem muitas variedades de painço o preto o verde e o vermelho fora este branco que costumamos usar e dentro so desta variedade de painço cada um tem um nutriente diferente
Ir para o topo Ir para baixo
Dreip
Botando Ovos
Botando Ovos
Dreip


Mensagens : 1129
Data de inscrição : 13/10/2010
Idade : 36
Localização : SP

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSáb 30 Abr 2011, 1:31 pm

Vou usar esse seu texto no nosso portal, posso Nari?
Ir para o topo Ir para baixo
FVargas
Começando a Voar
Começando a Voar
FVargas


Mensagens : 176
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 36
Localização : RJ

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSáb 30 Abr 2011, 2:11 pm

o topico fugiu do assunto principal...Neutral
A idéia é saber se a criação vale a pena financeiramente e não julgar a alimentação de um e de outro...
Voltando ao foco...
Ir para o topo Ir para baixo
mercadante
Saindo do Ninho
Saindo do Ninho
mercadante


Mensagens : 85
Data de inscrição : 23/11/2010

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSáb 30 Abr 2011, 5:01 pm

Acredito que tenha sido eu o causador desta controversa.
Por isso devo esclarecer que a alimentação dos meus passaros não é feita somente de Painço.
Quem viu as minhas foto.no meu orkut, pode ver o que geralmente dou a eles e entre eles estão todos estes produtos que a Narri relatou, ou seja, Vamos primeiro verificar os fato para depois falar.

End. do Orkut do Mercadante
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Minhas fotos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
mercadante
Saindo do Ninho
Saindo do Ninho
mercadante


Mensagens : 85
Data de inscrição : 23/11/2010

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSáb 30 Abr 2011, 5:16 pm

nariella escreveu:
Painço: Cereal utilizado principalmente como forticante para os cabelos ou as unhas, graças ao seu teor em minerais, oligoelementos e vitaminas
As Sementes: Alpiste: Como já sabemos o alpiste é a principal semente usada na dieta do canário. É rica em hidrato de carbono, proteínas, vitaminas B1 e E, etc. Os hidratos de carbono produzem calorias, mantendo a saúde da ave, facilitando o digestão.

Aveia: Também é uma semente rica em hidrato de carbono exercendo ação benéfica sobre o aparelho digestivo, semelhante ao grão de trigo e arroz com casca.

Colza: Uma semente rica em proteínas, ótima para o desenvolvimento da glândula tireóide, músculos, penas, vísceras, tendões, possui ainda hidrato de carbono, vitaminas, uma semente oleosa e gordurosa, semente de cor escura, em forma de esfera.

Níger: Como a colza esta também é uma semente escura e comprida, é recomendada mais na época de criação mas podendo ser fornecida o ano todo, também possui bastante óleo, sendo um bom fortificante das matérias corantes dos canários.

Linhaça: Também é bastante oleosa, rica em proteínas, é recomendada ser fornecida as aves na época de muda de pena, pois acentua o brilho das penas.

Nabão: É utilizado também nos canários de canto, uma semente macia, é bem oleosa, rica em gordura e hidrato de carbono.

e apesar desta dieta nao ser a para periquito gstaria so de resaltar que estas sementes cada uma individualmente tem sua carga nutritiva a retirada de alguma delas mais sedo ou mais tarde vai cusar a falta(deficiencia) no organismo do animal. deixando tmb bem claro que nao estou aqui para julgar o metodo de criaçao de ninguem mas falo pela aves que elas devem sentir a necessidade de comer outras sementes tmb assim como medicos ja comprovaram que quando sentimos aquele desejo de comer aquela coisa e pq nosso corpo esta precisando daquele nutriente EX: banana = potassio, feijao = ferro etc...

Nariella, fiquei curioso, se Painço serve apenas para o que vc relatou, porque então que os passaros comem e não morrem de fome???????????
Ir para o topo Ir para baixo
nariella
Ensinando os Filhotes a Voar
Ensinando os Filhotes a Voar
nariella


Mensagens : 5615
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 42
Localização : alegrete rs

Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitimeSáb 30 Abr 2011, 6:40 pm

nao mercadadante eu nao quis dizer que e so essa a funçao do painço mas infelismente sobre os nutrientes que ele possue foi so esses que achei falando sobre esta semente o que quis dizer e que toda a semente tem seu nutriente mas o que falta e o complemento digo cada semente utilizada nesta mistura complementa as outras e acredito que nao seja so essa a semente que vc de a seus quitos, mas minha correçao veio em cima deste comentario pq tem muito iniciante que nem e do forum so passa aqui e da uma olhada e le o que vc escreveu sobre a alimentaçao e é capaz (acredite pq j vi muita coisa) de sair fazendo e achar que esta certo basiando-se so laquela postagem ,por isso falei
e fvargas repito o que ja falei nao julgo o que cada um da pro seu quito e nem acrdito eque uma pessoa com anos de esperiencia como o mercadante fassa isso mas foi uma correçao em relaçao ao que ele tinha perguntado sobre os nutrientes do painço. e sim drei pode postar mas acredito que se eu procurar um pouco mais consigo achar algo mais completo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pergunta... Empty
MensagemAssunto: Re: Pergunta...   Pergunta... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pergunta...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Me apresentando com uma pergunta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cbraves :: Criador Júnior-
Ir para: