Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrarSite
Parceiros
Pet's Rolesilva
Parceiros
Guassa
Parceiros
Artesanato do futuro
Facebook cBRaves
Facebook cBRaves Minha Atual Situação 277006_201220413269772_1771962_n

 

 Minha Atual Situação

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Leyson Robert
Fazendo Ninho
Fazendo Ninho
Leyson Robert


Mensagens : 607
Data de inscrição : 13/03/2011
Idade : 43
Localização : Brasília - DF

Minha Atual Situação Empty
MensagemAssunto: Minha Atual Situação   Minha Atual Situação Icon_minitimeSeg 02 maio 2011, 10:05 am

Olá amigos criadores, resolvi abrir este tópico para contar a vocês como anda aqui meu plantel.

Como muitos sabem tenho 7 espécies de pássaros, 2 Casais de Quitos, 2 Casais de Diamante Mandarin, 1 Casal de Dimante de Gould, 1 Casal de Calafates, 1 Casal de Manons, 1 Casal de Canário Belga, 1 Calopsita, 1 Diamante de Gould Fêmea Solteira e 1 Manon Macho Solteiro, 1 Canário Roller e 1 Mestiço de Belga com Gloster, fora os filhotes da 1º ninhada de Quitos dentro de um viveiro.

Pois bem esta manhã ao cuidar de todos quando fui ao viveiro comunitário tive 2 surpresas, a 1º um dos casais de Mandarin havia botado, e a 2º e mais intrigante de todas, a Solteira Viuva Diamante de Gould que era esposa do Asinha, formou casal com um Manon tbm Viuvo que estava no viveiro Shocked isso mesmo que vocês estão lendo um Fêmea de Diamante de Gould com um Macho de Manon, isso me chamou muito mais atenção do que a tão esperada postura dos mandarins que eu estava esperando, agora me veio a kbça, será possível sair Híbridos da Diamante com o Manon? Sabendo que os Manons são famosos por sua dedicação aos filhotes e por ser bastante Fogoso, bem vou deixar rolar pra ver no que dá kkkkkkkkkkk De repente nasce ai um Diamante Manon kkkkkkkkkkkkkkk

Mais agora vamos a contagem:

2 Casais de Quitos estão com ovos
1 Casal de Canários com ovos
1 Casal de Mandarins tbm iniciou postura
1 Casal de Calafates cruzando e em breve tbm vai sair ovos
1 Casal de Diamantes de Gould na construção do ninho, isso significa que em breve tbm terá ovos

É isso ai amigos, espero que os d+ casais entrem tbm no ritmo e comecem a produzir, abraços a todos e qualquer novidade a mais mantenho todos informados Wink


Última edição por Leyson Robert em Seg 02 maio 2011, 12:04 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
rolesilva
Botando Ovos
Botando Ovos
rolesilva


Mensagens : 1024
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 44
Localização : Esteio - RS

Minha Atual Situação Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Atual Situação   Minha Atual Situação Icon_minitimeSeg 02 maio 2011, 12:02 pm

Olá Leyson,

Que legal a tua situação. Parabens pela quantidade de pássaros que vem mantendo e criando com sucesso.
Espero que consigas reproduzir as espécies que ainda não reproduziram pois, pra mim, a maior recompença é a procriação de nossos animais.

Acho que estás equivocado numa colocação. O pássaro que tu diz ser híbrido na realidade é um mestiço. Ele não se caracteriza híbrido pois os canários belga e roller são da mesma espécie. O híbrido de canário mais conhecido é o Pintagol que é quando acasalamos canário com pintassilgo.
Este seu canário pode ser acasalado com qualquer femea de canário que terás filhotes normalmente.

Satisfações,

Rodrigo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://rolesilvas.blogspot.com/
Leyson Robert
Fazendo Ninho
Fazendo Ninho
Leyson Robert


Mensagens : 607
Data de inscrição : 13/03/2011
Idade : 43
Localização : Brasília - DF

Minha Atual Situação Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Atual Situação   Minha Atual Situação Icon_minitimeSeg 02 maio 2011, 12:06 pm

rolesilva escreveu:
Olá Leyson,

Que legal a tua situação. Parabens pela quantidade de pássaros que vem mantendo e criando com sucesso.
Espero que consigas reproduzir as espécies que ainda não reproduziram pois, pra mim, a maior recompença é a procriação de nossos animais.

Acho que estás equivocado numa colocação. O pássaro que tu diz ser híbrido na realidade é um mestiço. Ele não se caracteriza híbrido pois os canários belga e roller são da mesma espécie. O híbrido de canário mais conhecido é o Pintagol que é quando acasalamos canário com pintassilgo.
Este seu canário pode ser acasalado com qualquer femea de canário que terás filhotes normalmente.

Satisfações,

Rodrigo.


É isso mesmo Ro é que me equivoquei nas palavras, mais já editei la, e ai o que tu axa deste casal que se formou uma Diamante de Gould com um Manon? Será possível eles procriarem? você acha que devo separa-los ou deixa rolar pra ver no que da?
Ir para o topo Ir para baixo
rolesilva
Botando Ovos
Botando Ovos
rolesilva


Mensagens : 1024
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 44
Localização : Esteio - RS

Minha Atual Situação Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Atual Situação   Minha Atual Situação Icon_minitimeSeg 02 maio 2011, 12:54 pm

Meu caro amigo, veja este texto que chei nos meus arquivos.

Abraços!

Rodrigo

Manon




Este pássaro de aparência discreta, mas cuja eficiência se processa de outra forma. Sem ele, muitas espécies praticamente não existiriam em cativeiro e por uma razão muito especial: ele é doído por sua prole. E não apenas pelos seus filhotes, mas também pelos de outros pássaros da mesma família, que ele cria sem o menor preconceito. Foramesses dotes de "pai adotivo" que lhe valeram a consideração dos criadores não apenas no Brasil, como em todo do mundo. Afinal, Manon é pai e mãe para toda hora. Originário da Ásia, este pássaro é membro da família dos Estrildinos e, ao contrário de muitas aves, surgiu graças à intervenção do homem. O Manon é resultado de uma seleção de criadores japoneses a partir da espécie silvestre Lonchura striata - raríssima hoje em dia. Com aproximadamente 11cm de tamanho, ele habitava as regiões da Índia, China Meridional, Taiwan, sendo encontrado desde o Sul até Sumatra. Através da seleção, o Lonchura striata ganhou sua variedade doméstica, o Manon. O nome brasileiro deriva de designação francesa, Moineau du Japon (Pardal do Japão), mas há quem o conheça também por Capuchino do Japão. Na Inglaterra, o nome é Bengalese. Seja qual for a denominação, porém, o indivíduo em questão é o mesmo: um passarinho com ares humildes e coloração discreta, que vai do preto ao branco, passando pelo marrom e canela. As cores podem mesclar-se em formar um padrão uniforme ou absoluto; portanto, existem Manons totalmente brancos, como outros branco e canela e até tricolores.
Em ninho de Manon sempre há lugar para filhotes - seus e de outros pássaros da família dos Estrildinos. Diamante Gold, Diamante Sparrow e Bavette, por exemplo, são espécies que por uma razão ou outra acabam não se reproduzindo em cativeiro. Quando muito, a maioria chega a botar ovos que estariam perdidos, não fosse a eficiência do nosso amigo. Amigável, o Manon deixa bem claro que a coisa mais importante em sua vida é a reprodução. É uma espécie terrivelmente prolífera, bem no estilo "família de coelho ou rato", que procria o ano inteiro - fazendo uma pausa apenas na época de muda de penas, que ocorre em geral no período de fevereiro a maio. Essa é uma das razões pelas quais os criadores de aves exóticas não abrem mão de seus Manons, tão importantes na hora de cumprir o ciclo da reprodução. Para começar a criação, o primeiro passo é separar os casais. Como o Manon não apresenta dimorfismo sexual (diferenças físicas entre macho e fêmea), o ideal é deixar vários exemplares adultos ( com 4 ou 5 meses) juntos em uma gaiola comunitária.
O primeiro que começar a cantar, emitindo um trinado curto - algo como tch-thc-tch abrindo levemente as asas e eriçando as penas da garganta e peito, provavelmente é um macho e deve ser posto numa gaiola à parte. Para diferenciá-lo, o criador pode usar um anel de metal preso a uma das patas ou identificá-lo pelas marcações coloridas. A partir daí, introduza um a um os outros exemplares, deixando que se ambientem por uns 20 minutos ou meia hora. Os que começarem a cantar, a exemplo do macho separado, também são machos. Os que permanecerem quietos são as fêmeas. O método, infelizmente, não é cem por cento garantido, pois o Manon pode parear homossexualmente: dois machos chegam a construir um ninho e chocar os ovos de outros pássaros que forem colocados lá.
Alguns criadores afirmam que não é raro vários casais resolvem dormir num mesmo ninho (devido a sua queda por viver em bandos), podendo escolher um onde já existem filhotes. Nesse caso, ainda que involuntariamente, podem acabar sufocando a ninhada ou quebrando ovos. Para evitar isso, aconselha-se colocar dois ou três casais de Manon junto a outros casais de espécies diferentes, controlando assim sua população. É bom lembrar que essa prática também pode ocorrer em outro problema: sendo uma ave com tanta facilidade para cruzar, pode acontecer de um Manon acasalar-se com um membro de espécie diferente, gerando filhotes híbridos. Isso aconteceria, por exemplo, com um Diamante Sparrow, gerando "pimpolhos" até muito bonitos. Extremamente adaptável ao cativeiro, o Manon procria até em gaiolas pequenas (40 x30 x 30 cm). Basta então introduzir um ninho, que é uma caixa de madeira (cerca de 15 x 10 x 10 cm) com um furo na frente. Se o criador quiser, pode ajudar o feliz casal deixando à mão pedaços de 20 a 25cm de capim barba-de-bode - com o qual eles enfeitarão o ninho.
O Manon é um pássaro granívoro, por isso deve ser alimentado com uma mistura de sementes (alpiste, senha, painço), verdura (almeirão e chicória), e a famosa farinhada de canário, especialmente na época de reprodução. Para completar, um pote de areia ou pedra para o fornecimento de cálcio e sais minerais para esta ave, ou então, juntar cascas de ovo de galinha, levar ao forno (para esterilizar contra possíveis micróbios) e moer, pondo tudo numa tigelinha dentro da gaiola.
A água do bebedouro deve ser trocada diariamente. E como o Manon adora tomar banho, o criador pode colocar na gaiola uma pequena banheira para que ele possa se divertir, tendo o cuidado de trocar igualmente essa água todos os dias. A água, nesse caso, também ajuda a manter a umidade necessária para que os ovos choquem. Só não é bom manter a banheira com filhotes no ninho, pois um deles pode cair e morrer afogado. Da mesma forma, a gaiola e o poleiro devem estar bem limpos. A bandeja precisa ser limpa com intervalos de um dia e o poleiro uma vez por semana (colocando-se, inclusive, um pouco de querosene no corte que fica preso à gaiola, evitando assim a proliferação de piolhos).
Feita a separação dos casais e construído o ninho, a fêmea do Manon passa por um período de incubação que varia de 13 a 18 dias, ao final do qual chega a botar até 8 ovos. Ela passa a contar também com a participação do macho para chocar os ovos. Nascendo os filhotes, convém reforçar a alimentação com a farinhada de canário. Ao término de 45 dias em média, os filhotes estão prontos para se alimentarem sozinhos e com isso devem ser separados dos pais. Inicia-se todo o processo novamente, contando desta vez com outros exemplares. Em geral, os criadores mais experientes mantêm uma média de 5 casais de Manon para cada casal de exóticos (Diamante Gold, Diamante Sparrow, Bavette), aumentado a probabilidade de coincidência entre os períodos de reprodução de uma espécie e outra. O processo todo acontece da seguinte forma: coincidindo a postura de ovos do casal de exóticos e de um dos casais de Manon, substitui-se os ovos do Manon pelos da outra espécie. Graças a seu instinto, papai e mamãe Manon chocarão os ovos alienígenas como se fossem seus, sem descuidar dos filhotes durante todo o período de alimentação até chegarem à fase adulta. Convém, entretanto, dar uma chance aos pais verdadeiros de demonstrar sua paternidade: é sempre bom esperar que o casal exótico choque seus ovos por alguns dias, para que conserve um comportamento mais próximo da natureza. Se isso não ocorrer, então são transferidos para o ninho dos Manons, que como sempre, fazem o serviço sem exigir remuneração.

Ir para o topo Ir para baixo
http://rolesilvas.blogspot.com/
Leyson Robert
Fazendo Ninho
Fazendo Ninho
Leyson Robert


Mensagens : 607
Data de inscrição : 13/03/2011
Idade : 43
Localização : Brasília - DF

Minha Atual Situação Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Atual Situação   Minha Atual Situação Icon_minitimeSeg 02 maio 2011, 1:10 pm

Pois é, este texto eu já havia lido, inclusive até postei ele ontem, não exatamente com estas palavras, mais parecido, vou deixar rolar, já que ambos estão sozinhos mesmo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
zo barbosa
Começando a Voar
Começando a Voar
zo barbosa


Mensagens : 159
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 57
Localização : Itaipuaçú - Maricá - RJ

Minha Atual Situação Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Atual Situação   Minha Atual Situação Icon_minitimeSeg 02 maio 2011, 3:35 pm

Grande Leyson! Essa eu quero ver! Não por acaso, o Rolesilva foi a primeira pessoa a responder seu tópico. O cara é uma sumidade quando se trata de emplumados. Deve entender até de Pterodáctilo. Esse aí é para tirar qualquer dúvida quando se trata de variedades de aves. CRIA MUITO.
Mas Leyson, não se esqueça de nos atualizar quanto a nova formação de casal que vc arrumou!
Ir para o topo Ir para baixo
rolesilva
Botando Ovos
Botando Ovos
rolesilva


Mensagens : 1024
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 44
Localização : Esteio - RS

Minha Atual Situação Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Atual Situação   Minha Atual Situação Icon_minitimeSeg 02 maio 2011, 4:17 pm

Que é isso Zô! Não sou melhor do que ninguém, mas numa coisa eu me garanto:

Eu sou apaixonado por aves de beija-flor a avestruz kkkkk

Desculpe fugir do assunto Leyson.

Rodrigo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://rolesilvas.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Minha Atual Situação Empty
MensagemAssunto: Re: Minha Atual Situação   Minha Atual Situação Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Minha Atual Situação
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cbraves :: Criador Júnior-
Ir para: